quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O Sentido da Vida




“... Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
(João 10:10)

            Ao longo da história muitos filósofos cogitaram sobre a existência de um sentido para a vida, através de teorias e especulações tentaram preencher algo dentro de seus corações sem saber ao certo sobre o que procuravam. Passaram-se os anos e ainda hoje se indaga referente a este tema. Será que existe realmente sentido para esta vida?
            Não há como responder essa pergunta sem olhar pelo prisma correto. Devemos compreender quando a Palavra de Deus diz que o homem é constituído de corpo alma e espírito, ao mesmo tempo devemos entender que há necessidades do corpo, da alma e do espírito. Levando em conta que o homem natural é carnal e só discerne do que é físico, como poderá ter a compreensão do espiritual (alma e espírito) e suas necessidades?
            Partindo deste ponto podemos identificar uma das razões da “poli-religiosidade” da humanidade, como uma tentativa de alcançar a resposta do motivo de se sentirem vazios e da ansiedade por um objetivo que está acima de todos os seus desejos. De onde vem essa falta de sentido para viver?
 Religião significa: Tentativa de se religar a Deus


          No Jardim do Éden o homem tinha vida abundante e significativa pela sua proximidade e seu relacionamento com Deus, mas após a queda houve um afastamento e desde então o homem busca por vários meios se religar a Ele, nessa tentativa tentou criar diversas formas de retomar aquele relacionamento de outrora, assim surgiru a religião, que nada mais é do que uma tentativa de “religar-se” com Deus.
            Este afastamento gerou um vazio dentro do homem, uma “sede” que por séculos foi estudada para identificar a “água” que saciar-se-ia. Como foi dito, dentro de cada um de nós existe uma parte “extrafísica (espiritual)” e assim como a parte física, a parte espiritual também passa por necessidades, o rei Davi expressou: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?” (Salmo 42:2), note que Davi expõe o sentimento de sua alma com precisão e sapiência do que ela precisa para ser saciada. Essa sede a que Davi refere-se é inata e está inserida no contexto da falta de um “algo maior” para vivenciar. Na passagem da samaritana no poço de Jacó podemos obter uma peça chave para e demonstração da sede mencionada por Davi, se lermos João 4:7 até o versículo 14 teremos uma boa demonstração do que ele diz. Quando Jesus diz para aquela samaritana: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” (João 4:13,14), Ele dizendo para nós que ele é a fonte para sanar a seda da humanidade, Ele é a resposta a qual tantos não conseguiram encontrar.      
            Milhões de pessoas espalhadas pelo mundo vivem num vazio absoluto, depressivos e sem razão de viver, caíram numa crise de ideias, elas estão perdidas e vagam tentando saciar sua “sede”. Elas se suicidam, flagelam seus corpos, se prostituem e se matam buscando satisfação. Tudo em vão!  
Há uma relutância dentro do homem de aceitar ou reconhecer aquilo que precisa, na verdade todos sabem o que falta, salvo o ignorante, mas o que quer estar na ignorância por pretexto, já saiu dela.
Jesus disse: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6).
Repare: Eu sou O (único) caminho a VERDADE (verdadeiro) e a VIDA (da vida). Temos a declaração de Cristo: “Eu Sou o único caminho verdadeiro para vida eterna.” Aleluia! Ele nitidamente está respondendo a pergunta mais comum e mais profunda da humanidade, Ele é a “água” que tanto precisamos, a fonte e o fim da nossa sede por um sentido de viver.
Beber da Água chamada Cristo traz-nos satisfação, gozo, alegria e contentamento. Deixamos a condição de sedentos e abraçamos o adjetivo de preenchidos. Enquanto nosso organismo espiritual é limpo pela Água da Vida, sentimo-nos nascidos dela, e quando isso acontece temos paz incondicionalmente, porque independente da minha aflição terei no coração a certeza de saber o sentido da vida.

Que Deus vos Abençoe.   Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário